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CEFET-MG

O PET Controle e Automação

Última modificação: Segunda-feira, 18 de março de 2019

PET CONTROLE E AUTOMAÇÃO

O grupo foi criado segundo o edital EDITAL N. 09/2010 MEC/SESu/SECAD com o objetivo de propiciar aos alunos, sob orientação do docente tutor, condições para realização de atividades extracurriculares que favoreçam a sua formação acadêmica tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação. O PET Controle e Automação terá o objetivo geral de amparar uma constante atualização curricular articulada para a produção de conhecimentos com senso crítico e compromisso social, buscando atuar dentro de uma perspectiva transdisciplinar que auxilie tomadas de decisão frente à complexidade das questões relacionadas à produção e aplicação no desenvolvimento de kits educacionais para a educação em controle e automação.

O Pet Controle e Automação, como os demais Pets, é fundamentado na tríade: ENSINO, que consiste na aplicação das ferramentas, kits e softwares produzidos em disciplinas do curso de Engenharia de Controle e Automação, contribuindo para interação dos outros alunos e docentes nas atividades desenvolvidas no Grupo PET. PESQUISA, busca desenvolvimento de ferramentas que permitam ensinar de uma forma diferenciada o mesmo conteúdo trabalhado na graduação, permitindo, assim, pesquisa em estratégias de ensino em engenharia. EXTENSÃO, possibilita os alunos trabalharem com a comunidade, a indústria, em oferecimento de treinamento, nestas ferramentas, agora de forma a atender as suas demandas. Além de seguir a tríade o PET está fortemente fundamentado no trabalho em equipe. O trabalho em equipe não tem apenas alcance aos alunos envolvidos com o PET, mas também com os docentes do curso de Engenharia de Controle e Automação, pois o trabalho tem caráter multidisciplinar.

A criação do grupo causa um excelente impacto para o curso de Engenharia de Controle e Automação, pois, busca a melhora na formação dos graduandos, desenvolvendo competências não apenas condizente com o conteúdo formal do curso, mas também desenvolvendo competências sociais, críticas e humanísticas, a melhora na formação do conteúdo formal do curso e aprimoramento dos recursos instrucionais relativos ao mesmo. Busca também a melhoria da infraestrutura de laboratórios das diversas disciplinas inerentes ao curso e a Implementação ações concretas e coordenadas de ensino, pesquisa e extensão, permitindo que o alcance do curso atinja os outros aspectos, os quais não seja somente o ensino.

Em 07 de dezembro de 2010 foi criado o primeiro grupo PET no CEFET-MG, sendo composto por um por um tutor, professor Lindolpho Oliveira de Araújo Junior, 2 orientadores, professor Ângelo Rocha de Oliveira e professor Marlon José do Carmo, 12 alunos, sendo 9 bolsistas e 3 não bolsistas. Por ser pioneiro no CEFET-MG, teve que buscar referências em grupos externos. No primeiro mês pós criação do grupo, recebeu a visita do PET Elétrica da UFJF MG, que através do compartilhamento dos projetos e experiências, auxiliaram a traçar diretrizes. Assim o PET Controle e Automação estava estruturado e pronto para começar a realizar suas atividades.